Problema no câmbio automático: Jeep Renegade Flex

Problema no câmbio automático: Jeep Renegade Flex

Neste texto vamos falar sobre um problema que tem ocorrido com certa frequência em veículos Jeep Renegade Flex: a mistura do líquido do radiador com o óleo da caixa de transmissão automática, provocando a contaminação do sistema de arrefecimento pelo óleo de transmissão e também o mais grave e que acarreta em maiores custos de reparação, a contaminação do sistema do câmbio automático pelo líquido do radiador.

Caixa de câmbio automático do Jeep Renegade Flex, contaminada pelo aditivo do radiador

O que provoca a entrada de água na caixa de câmbio automático do Jeep Renegade?

Este problema da mistura dos fluidos do câmbio e do radiador ocorre devido ao rompimento do trocador de calor, peça que tem por função manter a temperatura do óleo do câmbio automático dentro da ideal para o funcionamento correto do veículo.

Uma das prováveis causas do rompimento do trocador de calor, é pelo desgaste da peça através do contato com componentes existentes no próprio aditivo do radiador, que com o tempo perfuram a estrutura metálica, provocando o vazamento e o encontro dos fluidos da transmissão e do radiador.

Ao se romper o trocador de calor, ocorre a mistura dos fluidos, popularmente nas oficinas mecânicas fala-se em “água no câmbio do Jeep Renegade“, que é a penetração do aditivo do radiador na caixa de transmissão automática e vice-versa, a penetração do óleo da transmissão para o radiador do veículo.

Trocador de calor rompido: Jeep Renegade Flex

Como identificar se o meu Jeep Renegade Flex está com problema da mistura de fluidos no câmbio automático?

Proprietários de veículos Jeep Renegade Flex devem ficar atentos em relação a coloração do líquido do radiador, pois o principal sinal de que os fluidos do radiador e do câmbio estão se misturando, é o escurecimento do líquido do radiador.

Qualquer vestígio de vazamento de líquido no local aonde o veículo estiver estacionado deverá ser observado.

Caso perceba qualquer anormalidade na cor do líquido do radiador ou falhas no funcionamento do câmbio, evite rodar com o veículo para não danificar ainda mais o sistema afim de tentar preservar o estado da caixa de transmissão automática.

Câmbio Automático do Jeep Renegade Flex

Quando o problema da mistura dos fluidos do câmbio automático e do radiador é rapidamente percebido e o condutor não funciona ou roda com o veículo nestas condições, em muitos casos o problema é solucionado com a troca da peça (trocador de calor), substituição completa do aditivo do radiador e limpeza do sistema de arrefecimento e troca de óleo da transmissão automática e abertura da caixa para limpeza dos componentes internos da caixa de câmbio.

Caso o condutor não perceba de imediato o problema e funciona o veículo nestas condições, há o risco e quase a certeza de danificar totalmente a caixa automática tornando inviável qualquer tentativa de recuperação da mesma, sendo necessária em casos mais graves, a troca completa da caixa de câmbio automático, o que acarreta em custos bem mais elevados.

Câmbio Automático Jeep Renegade Flex

Artigo sobre problema de água no câmbio automático do  Jeep Renegade fornecido por:

Oficina Paris

(031) 3397-2223
(031) 99617-1892

Av. João Paulo I, 975 – Alípio de Melo, Belo Horizonte – MG

Deixe uma resposta