Neste texto vamos falar sobre um problema que tem ocorrido com certa frequência em veículos Jeep Renegade Flex: a mistura do líquido do radiador com o óleo da caixa de transmissão automática, provocando a contaminação do sistema de arrefecimento pelo óleo de transmissão e também o mais grave e que acarreta em maiores custos de reparação, a contaminação do sistema do câmbio automático pelo líquido do radiador.
O que provoca a entrada de água na caixa de câmbio automático do Jeep Renegade?
Este problema da mistura dos fluidos do câmbio e do radiador ocorre devido ao rompimento do trocador de calor, peça que tem por função manter a temperatura do óleo do câmbio automático dentro da ideal para o funcionamento correto do veículo.
Uma das prováveis causas do rompimento do trocador de calor, é pelo desgaste da peça através do contato com componentes existentes no próprio aditivo do radiador, que com o tempo perfuram a estrutura metálica, provocando o vazamento e o encontro dos fluidos da transmissão e do radiador.
Ao se romper o trocador de calor, ocorre a mistura dos fluidos, popularmente nas oficinas mecânicas fala-se em “água no câmbio do Jeep Renegade“, que é a penetração do aditivo do radiador na caixa de transmissão automática e vice-versa, a penetração do óleo da transmissão para o radiador do veículo.
Como identificar se o meu Jeep Renegade Flex está com problema da mistura de fluidos no câmbio automático?
Proprietários de veículos Jeep Renegade Flex devem ficar atentos em relação a coloração do líquido do radiador, pois o principal sinal de que os fluidos do radiador e do câmbio estão se misturando, é o escurecimento do líquido do radiador.
Qualquer vestígio de vazamento de líquido no local aonde o veículo estiver estacionado deverá ser observado.
Caso perceba qualquer anormalidade na cor do líquido do radiador ou falhas no funcionamento do câmbio, evite rodar com o veículo para não danificar ainda mais o sistema afim de tentar preservar o estado da caixa de transmissão automática.
Quando o problema da mistura dos fluidos do câmbio automático e do radiador é rapidamente percebido e o condutor não funciona ou roda com o veículo nestas condições, em muitos casos o problema é solucionado com a troca da peça (trocador de calor), substituição completa do aditivo do radiador e limpeza do sistema de arrefecimento e troca de óleo da transmissão automática e abertura da caixa para limpeza dos componentes internos da caixa de câmbio.
Caso o condutor não perceba de imediato o problema e funciona o veículo nestas condições, há o risco e quase a certeza de danificar totalmente a caixa automática tornando inviável qualquer tentativa de recuperação da mesma, sendo necessária em casos mais graves, a troca completa da caixa de câmbio automático, o que acarreta em custos bem mais elevados.
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