Manutenção no Câmbio Automatizado Dualogic Fiat Bravo

Manutenção no Câmbio Automatizado Dualogic Fiat Bravo

O câmbio automatizado do seu Fiat Bravo não esta engatando? Neste artigo vamos expor alguns possíveis problemas crônicos nesta linha de veículos da Fiat.

Veículo Fiat Bravo ano 2011, com aproximadamente 120.000 km rodados, chegou até a oficina Autoholic Car Service rebocado, pois o câmbio não engatava as marchas.

O proprietário do veículo alegou que antes do câmbio parar de funcionar, já apresentava alguns trancos e estava entrando com frequência para a posição neutra. 

Câmbio Automatizado Dualogic Fiat Bravo retirado para reparos e manutenção

Foi identificado que o câmbio estava completamente contaminado em decorrência de um vazamento de óleo através das vedações do robô do câmbio dualogic.

Como o nível do óleo começou a baixar, resultou nos trancos percebidos pelo proprietário até se chegar ao ponto do câmbio travar por completo.

No caso deste Fiat Bravo, teve de ser feita a desmontagem, troca dos reparos do robô e a nova montagem, além da troca da embreagem e atuador e a substituição do óleo do câmbio.

Processo de troca dos reparos do robô do câmbio automatizado dualogic

Nas imagens abaixo, a nova embreagem e atuador do câmbio automatizado dualogic, a troca do óleo foi feita com o lubrificante Petronas Tutela, recomendado de acordo com o manual do carro: 

Quais são os sinais de possíveis problemas do Câmbio Automatizado Fiat Dualogic?

Os proprietários de veículos Fiat com câmbio Dualogic, devem ficar atentos caso perceba alguma das seguintes situações:

  • câmbio apresentando trancos ou patinando;
  • dificuldade de engatar alguma das marchas;
  • câmbio entrando com frequência para a posição neutra;

Caso perceba qualquer anormalidade no funcionamento do câmbio, deve-se evitar ao máximo rodar com o veículo e procurar uma oficina especializada em câmbios automatizados para verificação e análise do problema.

Muitas vezes, os problemas são solucionados com troca da embreagem, eliminação de vazamentos no sistema ou substituição do óleo do câmbio.

Caso o condutor permaneça a rodar com o veículo com o câmbio apresentando avarias e falhas no funcionamento, pode comprometer e danificar outros componentes do sistema, acarretando em custos elevados de reparação.

Artigo sobre manutenção do câmbio automatizado dualogic Fiat Bravo fornecido por:


Autoholic Car Service

Rua Magnólia, 94 Caiçaras – Belo Horizonte/MG;

(031) 3272-5655
(031) 99842-7614

Previous post Hyundai i30: Problema na Direção Elétrica
Next post Veículos Mercedes-Benz apresentando barulhos ao virar